segunda-feira, 22 de julho de 2024

Atividade 10 - Melodia Frère Jacques

 

Selecionar/adicionar o bloco “no arranque” da categoria “Básico” para a área de programação. Dentro deste bloco colocar o bloco “definir o ritmo (bpm) 120” da categoria “Música”.

Para criar a melodia de "Frére Jacques" vamos utilizar o seguinte bloco “toca tom…durante…até terminar” da categoria “Música” Para tocar cada compasso duas vezes, usar o bloco “repetir…vezes fazer” da categoria “Ciclos” para envolver a sequência de notas Frére Jacques. Os blocos são colocados dentro do bloco “no botão A premido”

Dormez-vous? Dormez-vous? Sonnez les matines Sonnez les matines Ding-ding-dong  Ding-ding-dong



 


Atividade 9 - Sensor de temperatura

Selecionar/adicionar o bloco “no arranque” da categoria “Básico”. Dentro deste bloco, adicionar o bloco da categoria “Básico” “mostrar número…”, onde colocamos o bloco “temperatura (°C)” da categoria “Entrada. De seguida, selecionar/adicionar o bloco “para sempre” da categoria “Básico” Dentro deste bloco, adicionar o bloco “se…então… senão” da categoria “Lógica”: Se temperatura (°C) (blocos da categoria “Entrada” e “Lógica”, então adicionar os blocos da categoria “Básico”: “mostrar ícone” (escolher T’shirt), “limpar ecrã” e “mostrar número” onde inserimos o bloco “temperatura (°C)” da categoria “Entrada”.  “A não ser que…” Se temperatura (°C)  (blocos da categoria “Entrada” e “Lógica”, então adicionar os blocos da categoria “Básico”: “mostrar ícone” (escolher chapéu de chuva), “limpar ecrã” e “mostrar número” onde inserimos o bloco “temperatura (°C)” da categoria “Entrada”. “A não ser que…” Se temperatura (°C) 9 (blocos da categoria “Entrada” e “Lógica”, então adicionar os blocos da categoria “Básico”: “limpar ecrã” e “mostrar ícone” (escolher o sorriso).


Atividade 8 - Animações no makecode

 Na Categoria “Básico” selecionar o bloco “para sempre” e dentro dele arrastar um bloco “mostrar leds” da categoria “Básico”. De seguida, selecionar/adicionar o bloco “mostrar leds” da categoria “Básico”. Os blocos devem ser organizados na seguinte sequência dentro do bloco “para sempre”:

1.      “mostrar leds” (Padrão 1)

2.      “mostrar leds” (Padrão 2)

3.      “mostrar leds” (Padrão 3)

4.      pause (500 ms)

5.      “mostrar leds” (Padrão 4)

6.      “mostrar leds” (Padrão 5)

7.      “mostrar leds” (Padrão 6)

 


Atividade 7 - Emoções em leds

 

Esse projeto cria uma animação simples na micro: bit, utilizando os comandos da categoria “LED” para acender e apagar LED’s específicas. Na categoria “Led” arrastar os blocos “traçar (x, y)” para a área de trabalho. Substitua os valores de x e y pelas coordenadas das LED’s da figura. Estes blocos são colocados dentro do bloco “no arranque” da categoria “Básico”. Na categoria “Básico” arrastar o bloco “para sempre”. Dentro deste bloco vamos adicionar os comandos da animação. Assim na categoria “Led” arrastar dois blocos “alternar (x,y)” e colocar as coordenadas da figuras e a seguir selecionar/adicionar o bloco “pausa 500ms” da categoria “Básico” e a seguir adicionar dois blocos “alternar (x,y)” e colocar as coordenadas da figuras.







domingo, 21 de julho de 2024

Atividade 6 - Operações básicas: Soma de duas parcelas (adição)

Categoria “Entrada”: “quando botão A pressionado”: executa o código quando o botão A é pressionado. “quando botão A+B pressionados”: executa o código quando os botões A e B são pressionados simultaneamente. “quando botão B pressionado”: executa o código quando o botão B é pressionado. Categoria “Variáveis”: “definir a para 0”: criar uma variável chamada "a" e a inicializa com o valor 0. “definir soma para 0”: criar uma variável chamada "soma" e a inicializa com o valor 0. “definir b para 0”: criar uma variável chamada "b" e a inicializa com o valor 0. Categoria “Matemática”: “escolher aleatório…para…” cria um número aleatório entre 0 e 10. “a + b”: realiza a soma das variáveis "a" e "b".Categoria “Básico”: “mostrar número”: exibe um número na matriz de LED’s da micro: bit.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Atividade 5- Bússola digital

Iniciar um novo projeto no editor de programação do MakeCode. Adicionar o bloco "no arranque" na seção "Básico" e arrastá-lo para a área de programação. Dentro do bloco "no arranque", adicionar o bloco "calibrar bússola" para calibrar a bússola do Micro: bit.

Selecionar o bloco "para sempre" na seção "Básico" e arrastá-lo para a área de programação. Criar a variável “graus”, na categoria “Variáveis”.   Dentro do bloco "para sempre", adicionar o bloco "definir graus para…". Clicar no bloco "definir graus para…" e colocar o bloco "direção da bússola" selecionado na categoria “Entrada”. Ainda dentro do bloco "sempre", adicionar um bloco "se, então, senão" da categoria “Lógica”.

Configurar o bloco "se, então, senão" para verificar se os graus estão entre 315° e 45°

Se os graus estiverem nesse intervalo, adicionar um bloco "mostrar string" para mostrar a letra N, E, S ou O.

Norte: < 45 ou > 315

Leste:  45 e < 135

Sul:  135 e < 225

Oeste: 225 e < 315

Clique em "Salvar" para salvar o programa.

Clicar em "Transferir" para carregar o programa no Micro: bit. O Micro: bit irá desconectar-se do computador e o programa será executado. Inclinar a Micro: bit para diferentes direções.


Para calibrar a bússola no MakeCode, dar os seguintes passos:

Quando o código com o bloco "calibrar bússola" for executado, a micro: bit exibirá um padrão de luzes no display de LED’s. Neste momento, devemos mover o micro: bit em movimento circular até que todos os LED’s estejam acesos. Isso calibra o sensor de bússola.  A calibração da bússola é essencial para obter leituras precisas da orientação. Sempre que usamos a bússola pela primeira vez ou notarmos que as leituras não estão corretas, recomenda-se recalibrar o sensor seguindo este procedimento.


Atividade 4 - Contador de saltos

 Iniciar um novo projeto no editor de código do MakeCode. Na categoria "Variáveis", clicar em "Criar variável" e dar o nome de "saltos". Irá criar uma variável para armazenar o número de saltos. No bloco "no arranque", adicionar um bloco "definir saltos para" e definir o valor inicial como 0. Na categoria "Entrada", selecionar o bloco "agitar em" e arrastá-lo para a área da programação. Dentro do bloco, adicionar um bloco "alterar saltos para 1" para incrementar o contador em 1 sempre que a placa seja agitada. Ainda dentro do bloco "agitar em" adicionar um bloco "mostrar número" e selecionar a variável "saltos" para mostrar o número de saltos no display de LED’s. Clicar em "Salvar" para salvar seu programa. Clicar em "Transferir" para carregar o programa no Micro: bit.


Atividade 3 - Pisca-Pisca com as LED’s"

 

No MakeCode, clicar em "Novo Projeto" para criar um programa. Na categoria "Básicos", escolher o bloco "para sempre" e arraste-o para a área de programação. Na categoria "LED", encontrar o bloco "definir brilho …" e arraste-o para dentro do bloco "sempre". Clicar no bloco "definir brilho…" e defina o brilho desejado, por exemplo, 255 (pode escolher outro valor) Na categoria "LED", selecionar o bloco "traçar x…y…" e arraste-o para dentro do bloco "sempre". Clicar no bloco "traçar x…y…" e selecionar uma das LED’s do micro: bit, por exemplo, a LED (2,2).

Na categoria "Básicos", encontrar o bloco "pausa (ms)" e arraste-o para dentro do bloco "sempre. Configurar o bloco "pausa (ms)" para o tempo desejado, por exemplo, 500 ms. Na categoria "LED", selecionar o bloco "apagar x…y…" e arraste-o para dentro do bloco "sempre". Clicar no bloco " apagar x…y…" e selecionar uma das LED’s do micro: bit, a LED (2,2). Configurar um novo bloco "pausa (ms)" para 500 ms e insira-o no bloco sempre. Repita utilizando os mesmos blocos, mas com outras coordenadas.




Atividade 2 - Bom dia, Boa Noite

No MakeCode, clicar em "Novo Projeto" para criar um programa. Na categoria "Básicos", escolher o bloco "para sempre" e arrastá-lo para a área de programação. Criar uma variável – luz. Na categoria “Variáveis”, arrastar o bloco “definir luz para…”, onde será colocado o bloco “nível de luz” retirado da categoria “Entrada”. De seguida, introduzimos o bloco “Se…então…Senão”. No bloco “se” arrastar o bloco “comparação” da categoria “Lógica”, onde se insere a variável “luz” e escrevemos 128. Esse bloco deteta quando o nível de luz ambiente é menor ou igual que 128. Arrastar o bloco “mostrar leds” e configurar um padrão de leds para exibir quando a luminosidade for menor que 128 (p.e. a lua). No bloco “senão”, arrastar outro bloco “mostrar leds” e configurar o padrão de LED’s para exibir quando a luminosidade for alta (maior do que 128), (p.e. o sol).  Significa que:  se a intensidade da luz atual for menor que 128, a lua aparecerá na matriz de pontos.  Se for maior que 128, o sol aparecerá.





Atividade 1 - Batimento cardíaco

Para monitorizar o batimento cardíaco usando a micro: bit no MakeCode, são necessários os seguintes blocos: Blocos de Entrada: 
"para sempre": este bloco cria um loop infinito que executa continuamente o código dentro dele. 
"mostrar ícone": este bloco permite exibir um ícone pré-definido na matriz de LED’s da micro: bit. 
"pausa (ms)": este bloco faz com que o programa pause por uma quantidade especificada de milissegundos. 
"mostrar leds" – este bloco permite controlar individualmente cada LED da matriz 5x5 da micro: bit.




Natal Mágico no Scratch- EB1 PE2

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