quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Arredondamentos

 Este programa permite fazer arredondamentos às décimas. Vamos criar as seguintes variáveis ("criar uma variável"): número, arredondamento e resultado.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Números Primos

Neste programa definiram-se as variáveis ("criar uma variável"): número, divisor e contador de divisores.

Divisores de um número

 Vamos criar três variáveis ( criar uma variável no bloco "Variáveis"). Sendo: D - Dividendo; d - divisor e 

r - resto.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Movimento retilíneo e uniforme

 Este recurso é uma animação simples, programada na plataforma Scratch, na qual se pode alterar a duração do movimento, mantendo-se constante a distância percorrida (350 m). Dessa forma, pode fazer-se variar a rapidez média do movimento. Nota: em alguns computadores, é necessário encontrar a parte da tecla "espaço" que deve ser pressionada para acionar o movimento.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

18 - Adições de um dígito

 O "18" é um jogo para treinar a adição de um dígito. Os alunos do 1.º ciclo e do ensino especial são o seu público-alvo, podendo, ainda assim, ser útil a alunos do 2.º e 3.º ciclos. Está configurado por defeito para minimizar a frustração, mas é possível configurá-lo para proporcionar competição, quando a criança estiver mais à vontade com as operações. Também é possível definir o intervalo de valores das parcelas ou o valor do resultado.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Alterar a cor do ator

Se clicares na seta do bloco “adiciona ao teu efeito cor o valor …” encontras outros efeitos gráficos. O efeito de cor muda paleta de cores do ator. O efeito Fisheye funciona como uma lente olho de peixe, tornando as peças centrais do ator de parecer maior. O remoinho distorce o ator torcendo suas características em torno de seu meio. Pixelização faz o ator em blocos. Mosaico encolhe o ator e repete-o dentro do espaço que normalmente ocupa. Os efeitos de brilho e fantasma às vezes pode parecer semelhante, mas o efeito de brilho aumenta a intensidade das cores e do efeito fantasma faz desaparecer todas as cores uniformemente. CLICA NA BANDEIRA E CLICA NA TECLA ESPAÇO PARA COMEÇARES.


Se clicares na seta do bloco “adiciona ao teu efeito cor o valor …” encontras outros efeitos gráficos. O efeito de cor muda paleta de cores do ator. O efeito Fisheye funciona como uma lente olho de peixe, tornando as peças centrais do ator de parecer maior. O remoinho distorce o ator torcendo suas características em torno de seu meio. Pixelização faz o ator em blocos. Mosaico encolhe o ator e repete-o dentro do espaço que normalmente ocupa. Os efeitos de brilho e fantasma às vezes pode parecer semelhante, mas o efeito de brilho aumenta a intensidade das cores e do efeito fantasma faz desaparecer todas as cores uniformemente. CLICA NA BANDEIRA E CLICA NA TECLA ESPAÇO PARA COMEÇARES

Os astronautas- Pré-escolar


 

O cão Fred - Pré-escolar

 


sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Projeto #8 - "Bitbot em Festa"

 

O "Bitbot em Festa" é um projeto educativo e divertido combinando elementos de programação, música e efeitos visuais. 

Objetivo do projeto: criar efeitos de luzes coloridas; compor uma melodia divertida e  programar o robô para se mover e dançar.

Nota: Não esquecer a extensão “Bitbot”.


Projeto #7 - BitBot Remote Control

 

Este projeto usa duas micro:bits para controlar remotamente o robô  Bitbot XL. Uma micro:bit age como transmissora (controle remoto) e a outra como recetora (conectada ao Bitbot XL).

Micro:bit Transmissor (Bitbot XL): envia  os comandos para controlar o Bitbot XL. Define o grupo de rádio para 1, garantindo que as duas micro:bits  possam comunicar.

·         Botão A: Envia o número 1 (mover para frente)

·         Botão B: Envia o número 2 (mover para trás)

·         Botões A+B juntos: Envia o número 0 (parar)

·         Inclinação para esquerda: Envia o número 3 (girar à esquerda)

·         Inclinação para direita: Envia o número 4 (girar à direita)

Micro:bit Recetor (Bitbot XL): Define o mesmo grupo de rádio (1) para receber os comandos.

·         1: Move o Bitbot XL para frente

·         2: Move o Bitbot XL para trás

·         0: Para o Bitbot XL

·         3: Gira o Bitbot XL à esquerda

·         4: Gira o Bitbot XL à direita

Para usar este código, abrir o MakeCode para micro:bit. Criar dois projetos separados, um para cada micro:bit. Em ambos projetos tem de adicionar a extensão “Bitbot” (transmissor e recetor).




quinta-feira, 22 de agosto de 2024

BitBot Artista: Desenhando Círculos"

 

O objetivo principal do projeto "BitBot Artista: Desenhar Círculos" é: programar o BitBot XL para desenhar um círculo, utilizando seus movimentos precisos e controlados. Ao iniciar, o programa mostra um quadrado para indicar que está pronto para desenhar. O desenho do círculo é iniciado quando o botão A do micro:bit é pressionado. Nota: no menu do makecode “extensões”, escrever bitbot e adicionar a extensão.


BitBot Guardião

 

O objetivo do projeto é criar um robô BitBot autónomo capaz de navegar num ambiente, evitando obstáculos e fornecendo feedback visual e sonoro.




quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Projeto #6 - Move mini O Robô Colorido e Musical!

 

O Move Mini é um robô que se pode mover para frente, para trás e girar. Ele é controlado por um pequeno computador chamado micro:bit. O micro:bit é como o cérebro do robô, que recebe as nossas instruções e faz o robô agir. O robô tem luzes especiais chamadas LED’s RGB. Essas luzes podem mudar de cor! As cores vão brilhar e piscar enquanto o robô se move. Além de se mover e piscar as luzes, o robô toca  uma pequena melodia enquanto ele se movimenta e muda de cor. Usaremos um programa chamado MakeCode para inserir as instruções que o robô seguirá. Para que possas programar o robô, precisas de algumas extensões no MakeCode. Aqui estão as duas que vais usar: Extensão Neopixel: esta extensão permite controlar as luzes RGB do robô. Sem esta extensão, não conseguiríamos fazer as luzes piscarem nas cores que queremos. Extensão Servolite: Esta extensão nos ajuda a controlar os servos que fazem o robô se mover. Usando esta extensão, podemos programar o robô para se mover para frente, para trás e girar. Vamos abrir o MakeCode e procurar essas extensões. Clicar em "Extensões" no menu, escrever  "Neopixel" e posteriormente, "Servolite". Depois de encontrá-las, clicar em "Adicionar" para que  sejam usadas no projeto.



Projeto #5 - Move mini - RoboBluetooth

 

Este projeto permite controlar motores especiais chamados servos usando uma placa micro:bit e um controle Bluetooth (telemóvel com uma app “micro: bit D-PAD Bluetooth Control”). Usamos o controle Bluetooth (neste caso o do telemóvel) para enviar ordens à placa micro:bit e ao recebê-las  faz os motores se moverem. Temos de ir buscar as extensões:  “Bluetooth” e "Servolite" às extensões do makecode.


segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Atividade 58 - Formas Musicais

 

Este projeto é interativo e adequado para crianças de 5-6 anos, pois combina formas visuais com sons. As crianças podem explorar diferentes ações e ver como cada uma delas provoca uma resposta diferente na micro:bit (virtual).

Dinâmica do Projeto:  A placa micro:bit (virtual) começa mostrando um ícone feliz; ao pressionar o botão A: mostra um quadrado e toca a nota Dó;  ao pressionar o botão B: mostra um triângulo e toca a nota Mi; ao pressionar os botões A e B juntos: mostra um diamante e toca a nota Sol; ao pressionar o logotipo da micro:bit: mostra um coração e toca a nota Si e ao Agitar a Micro:bit: mostra um coração pequeno e toca a nota Fá.

 Na Exploração de Sons e Formas, explicar às crianças que cada forma que elas veem no ecrã da micro:bit representa um som diferente. Isso ajuda a criar uma conexão entre o visual e o auditivo. Durante a criação do projeto,  incentivar as crianças a pressionar os botões e agitar a micro:bit para verem  e ouvirem o que acontece. Cada ação é uma oportunidade de descobrir algo novo e ao brincar com a micro:bit, estão a aprender, ao mesmo tempo, a programar, música e formas.


tividade 57 - dança de luzes

 

O objetivo deste projeto é criar uma dança de luzes divertida e interativa numa placa micro:bit. Imagina tens um pequeno quadrado mágico com luzes que podem se mover e dançar! Na placa micro:bit, verás pequenas luzes (chamadas de pixels) que se movem pelo ecrã como se estivessem a dançar. Pode-se controlar essas luzes dançantes com  os botões da micro:bit. Quando pressionamos um botão, a micro: bit faz um som diferente! O Botão A: faz as luzes dançarem mais rápido, o Botão B: faz as luzes dançarem maia devagar e os Botões A+B juntos: muda o número de luzes que aparecem no ecrã.

Os "pixels" são como pequenos pontos de luz. Na micro:bit, temos 25 deles (5x5 grelha). É como se cada pixel fosse um dançarino numa pista de dança muito pequena! O programa usa algo chamado "loop infinito" para fazer as luzes dançarem sem parar. É por isso que a festa nunca acaba!


https://makecode.microbit.org/S93379-98605-55626-96086

Natal Mágico no Scratch- EB1 PE2

clica na imagem