quarta-feira, 24 de julho de 2024

Atividade 21 - DESAFIO DA BOLA

O projeto é um jogo simples em que o jogador deve pressionar o botão A para apanhar uma bola que se move na tela.

Criar a variável: Na categoria “Variáveis” vamos criar uma variável – “Bola”(sprite). Da categoria “Básico” e selecionar e adicionar à área de programação o bloco “arranque”. Dentro deste bloco vamos inserir os seguintes blocos: categoria “Variáveis” o bloco “definir bola para criar sprite em x:2 y:2” (bloco da categoria “Jogo”).

Controles do Jogo: Ação ao Pressionar o Botão A

Verifica a posição da bola. Se a bola estiver na posição X igual a 2, aumenta a pontuação. Se não, o jogo termina. Assim vamos adicionar os seguintes blocos: Categoria “Lógica” o bloco “ se…então senão”; categoria “Variáveis” o bloco “bola” e categoria “Jogo” os blocos “sprite x” e da categoria “Lógica” o bloco “… = 2”. Dentro do bloco “se bola x=2” adicionar o bloco “alterar pontuação em1”. Dentro do bloco “se…senão” adicionar o bloco “game over” da categoria “Jogo”.

Movimentação da Bola: verifica-se um movimento contínuo. A bola se move continuamente e o movimento é pausado por 200 milissegundos a cada iteração. Blocos a utilizar: da categoria “Básico” o bloco “para sempre”; da categoria “Jogo” dois blocos; “sprite mover por 1” e “sprite se na borda, saltar” (sprite=bola e por fim o bloco “pausa 200ms”.




 

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