quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Atividade 48 - Duas Bases e um Expoente - Divisão

 

O objetivo deste projeto é criar um programa para a micro:bit que: define bases aleatórias para a divisão de potências. Permite que a primeira base (base1) seja um múltiplo da segunda base (base2) e que a divisão das bases não resulte em 1. Calcula a divisão das potências e mostra o resultado. Mostra o resultado simplificado em forma de potência e define um expoente aleatório para as potências.

Da categoria “Variáveis” criar as seguintes variáveis: “resultado”: armazena o resultado da divisão das potências; base1: armazena a primeira base; expoente: armazena o expoente; base2: armazena a segunda base; multiplier: Utilizado para garantir que base1 seja um múltiplo de base2: baseResultado: armazena o resultado da divisão das bases.

Quando o botão A é pressionado – da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão A premido”. Dentro desde bloco adicionar os seguintes:  “definir base2 para escolher aleatório 2 para 5”, “definir multiplier para escolher  aleatório 2 para 5”  (blocos das categorias “Variáveis” e “Matemática”); “definir base1 para base2 × multiplier”; (blocos das categorias “Variáveis” e “Matemática”); “mostrar string juntar “B1=” base1”, “pausa 1000 (ms)” e mostrar string “B2=” base2” (blocos das categorias “ Texto”, “Básico” e “Variáveis”).

Quando o botão B é pressionado – da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão B premido”. Dentro desde bloco adicionar os seguintes: 

“definir expoente para escolher aleatório 2 para 5”,  (blocos das categorias “Variáveis” e “Matemática”) e “mostrar string juntar “E=” expoente” (blocos das categorias “ Texto”, “Básico” e “Variáveis”).

Quando o botão A+B é pressionado – da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão A+ B premido”. Dentro desde bloco adicionar os seguintes: “definir baseResultado para  base1 / base2” e “mostrar string juntar baseResultado “^” expoente” (blocos das categorias “ Texto”, “Básico” e “Variáveis” e de “Matemática”).

Quando o botão logotipo pressionado – da categoria “Entrada” adicionar o bloco “ao  pressionado logotipo”. Dentro desde bloco adicionar os seguintes: “definir resultado para base1** expoente / base2 ** expoente”; “mostrar string “Res”” e “mostrar número resultado” (blocos das categorias “ Texto”, “Básico” e “Variáveis” e Matemática).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Natal Mágico no Scratch- EB1 PE2

clica na imagem