domingo, 18 de agosto de 2024

Atividade 55 - MetriX

 

Este projeto é um jogo de conversão de unidades de comprimento para o micro:bit. Ela faz perguntas sobre como converter uma unidade para outra, e tu tens de adivinhar a resposta certa.

Como jogar?

  1. Carrega no botão A, e o micro:bit mostra uma pergunta. Regista esta pergunta no teu caderno diário.
  2. Pensa na resposta e escreve-a também no teu caderno.
  3. Carrega no botão B para ver a resposta certa no micro:bit.
  4. Compara a tua resposta com a do micro:bit para ver se acertaste.
  5. Se quiseres uma nova pergunta, carrega outra vez no botão A.

Lembra-te: Não és tu que escolhes os números ou as unidades. O jogo faz isso por ti. Tu só tens de tentar responder corretamente! 


sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Atividade 54 - Desvendando a Relação de Euler

 

A relação de Euler é uma fórmula matemática fundamental que relaciona o número de vértices (V), arestas (A) e faces (F) em poliedros convexos. Esta relação é expressa pela expressão: F+V=A+2.  O objetivo principal do projeto é explorar e demonstrar interativamente a relação de Euler para poliedros. Especificamente, o projeto visa: gerar aleatoriamente números de vértices e faces para poliedros; calcular o número de arestas usando a relação de Euler (F + V = A + 2); demonstrar visualmente a validade da fórmula de Euler para diferentes combinações de vértices e faces e proporcionar uma experiência interativa e educativa sobre a relação entre vértices, faces e arestas em poliedros. Serve como uma ferramenta interativa para ensinar e explorar a relação de Euler. 


 

Projeto #4- Ringbit Car - Carro Arco-Íris

Este projeto permite programar o Ring:bit Car para usar o Light Bar e incluir sons. No MakeCode, adicionar a extensão Neopixel e a extensão Ringbit ao projeto. Ele segue um padrão de movimento predefinido: move para frente, para, vira à esquerda, e depois à direita. Usa-se a extensão Neopixel para controlar o Light Bar.

Nota: Certificar de que o Light Bar está conectado corretamente ao Ring:bit Car (geralmente no pino P0, ver a documentação do kit).


quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Projeto #3- Ringbit telecomandado

 

Para criar uma programação em que o Ring: bit Car é controlado por outro micro:bit, podemos usar a comunicação por rádio entre os dois dispositivos.

Micro:bit de Controle (Transmissor):

Da categoria “ Básico” adicionar o bloco “no arranque” e arrastar para dentro deste bloco “define grupo rádio 1” da categoria “Rádio”. No bloco “no botão A premido” arrastar para dentro dele “rádio envia string “frente””; no bloco “no botão B premido” arrastar para dentro dele “rádio envia string “tras””; no bloco “no botão A+B premido” arrastar para dentro dele “rádio envia string “parar””; no bloco “em inclinar para a esquerda” arrastar para dentro dele “rádio envia string “esquerda”” e por fim, no bloco “em inclinar para a direita” arrastar para dentro dele “rádio envia string “direita””

Micro:bit de Controle (Recetor):

Da categoria “ Básico” adicionar o bloco “no arranque” e arrastar para dentro deste bloco “define grupo rádio 1” da categoria “Rádio” e “set left wheel at pin P1 right wheel at pin P2” ( categoria “ RingbitCar”. Da categoria “ Básico” adicionar o bloco “para sempre” e arrastar para dentro deste bloco “mostrar ícone “Cara feliz” (categoria “Básico”). Da categoria “Radio” arrastar o bloco “ao receber radio receivedString” e dentro dele adicionar o bloco “ se receivedString=”frente” então” (categorias “Lógica”  e “Rádio”), dentro deste bloco adicionar “go straight at full speed”; “ a não ser que receivedString=”tras” então” (categorias “Lógica”  e “Rádio”) dentro desta condição o bloco “reverse at full speed”; ”; “ a não ser que receivedString=”esquerda então” dentro desta condição o bloco “turn left at full speed”; “ a não ser que receivedString=”direita então” dentro desta condição o bloco “turn right at full speed” e por fim “ a não ser que receivedString=”parar então” dentro desta condição o bloco “brake”.

  

https://makecode.microbit.org/S36375-62707-40849-37893

https://makecode.microbit.org/S31189-50274-13942-63833


Projeto #2 - Ringbit aventureiro

 O objetivo deste projeto é criar um Ring: bit que se move automaticamente num padrão pré- definido, acompanhado por efeitos visuais de luzes LED e sons. O Ring: bit executa uma sequência de movimentos sem necessidade de controle manual. Ele move-se para frente, vira à esquerda, move-se novamente para frente, recua, vira à direita e então para. Durante cada movimento, o Ring: bit exibe efeitos de luzes coloridas (arco-íris). Após completar a sequência de movimentos, ele toca uma melodia simples. Em resumo, o objetivo é criar uma demonstração autónoma e interativa das capacidades do Ring: bit Car, combinando movimento, luz e som de uma maneira divertida.


Projeto #1- Ringbit LED Racer

O Ring: bit Car V2 é um carro robô que podes montar e programar. Podes usar diferentes formas de programar, como blocos coloridos (MakeCode), Python, JavaScript (…). O carro pode andar para a frente, para trás, virar à esquerda e à direita. Tem 2 luzes coloridas que podes programar para acender . O Ring: bit funciona com 3 pilhas AAA e pode andar durante mais de 240 minutos antes de precisar de novas pilhas. É adequado para crianças a partir dos 8 anos. Podes programar o carro para andar sozinho ou controlá-lo com um comando.

Acessórios opcionais (que podes comprar à parte): módulo para seguir linhas, sensor ultrassónico para evitar obstáculos e barra de luz LED para fazer luzes especiais. É uma ótima forma de aprender ciência e tecnologia enquanto te divertes!

Neste projeto, vamos programar um carro robô chamado Ring: bit. O carro pode mover-se para a frente, para trás, e girar para a esquerda e para a direita. Além disso, ele tem luzes LED que mudam de cor e piscam. 

 https://makecode.microbit.org/S70707-26937-54778-62474


sábado, 10 de agosto de 2024

Atividade 53: DESCOBRINDO TRIÂNGULOS

 

Quando o botão A é pressionado, o micro:bit exibe as medidas dos lados do triângulo. Quando o botão B é pressionado, o micro:bit verifica a relação entre os lados e exibe o tipo do triângulo: Equilátero- todos os lados são iguais; Isósceles - dois lados são iguais; Escaleno: todos os lados são diferentes. A função gerarLados gera três números aleatórios para representar os lados do triângulo, tendo por base a desigualdade triangular seja satisfeita.

Na categoria “Variáveis” criar as seguintes variáveis:  “ladoA”, “ladoB” e “ladoC”. Na categoria “Funções” criar a função “gerarLados” que gera três números aleatórios para ladoA, ladoB, e ladoC, garantindo que respeitem a desigualdade triangular.

Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ no botão A premido” para a área de trabalho. Dentro deste bloco  inserir o bloco “chamar gerarLados” da categoria “Funções”, “mostrar string juntar “a=” ladoA”, “pausa 1000 ms”, “mostrar string juntar “b=” ladoB”, “pausa 1000 ms” e “mostrar string juntar “c=” ladoC” (categorias “Básico”, “Variáveis” e “Texto”). 

Na categoria “Básico” arrastar o bloco “no arranque” e dentro dele adicionar o bloco “chamar gerarLados” da categoria “Funções”.

Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ no botão B premido” para a área de trabalho. Condicional “if” para Equilátero: na categoria “Lógica” arrastar o bloco “se verdadeiro então”. Substituir “verdadeiro” por uma condição que verifica se todos os lados são iguais: da categoria “Lógica” adicionar o bloco “…e…”, no 1º espaço adicionar o bloco “0=0” e no 2º espaço também adicionar o bloco “0=0” da categoria “lógica”.  Arrastar as  variáveis “ladoA” e “ladoB” para o 1º bloco “0 = 0” e para o 2º bloco “0=0” arrastar as variáveis “ladoB” e “ladoC”. Dentro do bloco “se…então” , adicionar da categoria “Básico” o bloco “mostrar string "Equilatero"”. Clicar no “+” e surge a condicional “a não ser que… então”. Arrastar  da categoria “Lógica” dois blocos  “…ou…”: “ladoA=ladoB  ou  ladoA=ladoC ou ladoB=ladoC”.  Dentro do bloco “a não ser que… então”, adicionar o bloco  “mostrar string "Isosceles"”. Dentro do bloco “senão” arrastar o bloco “mostrar string "Escaleno"”.

Dentro da função “gerarLados”, adicionar blocos de "definir variável" para definir a, b, e c como números aleatórios entre 1 e 10. (categorias “Variáveis” e “Matemática”.

Usar um bloco "enquanto falso fazer" (categoria “Ciclos”) para verificar a condição da desigualdade triangular. A condição será: “não ((a + b > c) e (a + c > b) e (b + c > a))” (blocos das categorias “Variáveis”, “Matemática” e “Lógica”). Dentro do bloco "enquanto…", adicionar os seguintes blocos:

Após o bloco "enquanto…", adicionar os blocos para definir “ladoA”, “ladoB”, e “ladoC” – adicionar os  blocos "definir variável" para ladoA, ladoB, e ladoC, atribuindo-lhes os valores de a, b, e c, respetivamente.



sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Atividade 52: MULTIPLICAÇÃO DE POTÊNCIAS: BASES IGUAIS, EXPOENTES DIFERENTES

 

Na categoria “Variáveis” criar as variáveis seguintes: “resultado” ( armazena o resultado do cálculo da potência., “base” (armazena um valor aleatório que representa a base da potência, “expoenteTotal” (armazena a soma dos dois expoentes), “expoente1” e “expoente2” (armazenam valores aleatórios que representam os expoentes). 

Quando o Logotipo é Pressionado,  o objetivo é calcular e mostrar o resultado da base elevada à soma dos dois expoentes. Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ ao pressionado logotipo” para a área de trabalho. Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: ” definir expoenteTotal para expoente1+expoente 2”, “ definir resultado para base **expoenteTotal” (categorias “Variáveis e “Matemática”), “limpar ecrã”, “mostrar string “base=””, “mostrar número base”, “pausa 1500 ms”, “limpar ecrã”, “mostrar string “exp=””, “mostrar número expoenteTotal”, “pausa 1500 ms”, “limpar ecrã”, “mostrar string “produto=””, “mostrar número resultado”, “mostrar ícone “feliz”” “pausa 500 ms” e “limpar ecrã” (blocos das categorias “Básico” e “Variáveis”).

Quando o Botão A é Pressionado, o objetivo é definir a base como um número aleatório. Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ no botão A premido” para a área de trabalho. Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: da categoria “Básico” arrastar o bloco “mostrar string “base=””, das categorias “Variáveis” e “Maremática” os blocos “definir base para escolher aleatório 2 para 5” e por fim, “mostrar número base” e “Limpar ecrã” (categorias “Variáveis” e “Básico”).

Quando o Botão B é Pressionado, o objetivo é  definir os expoentes como números aleatórios. Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ no botão B premido” para a área de trabalho. Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: da categoria “Básico” arrastar o bloco “mostrar string “exp1=””, das categorias “Variáveis” e “Maremática” os blocos “definir expoente1 para escolher aleatório 1 para 5”, “mostrar número expoente1”, “pausa 1500 ms”, “mostrar string “exp2=”” (categorias “Variáveis” e “Básico”),  das categorias “Variáveis” e “Maremática” os blocos “definir expoente2 para escolher aleatório 2 para 5”, “mostrar número expoente2” e “limpar ecrã” (categorias “Básico” e “Variáveis”).

 

Atividade 51 - PRODUTO DE DOIS FATORES

 

O objetivo desse programa é gerar dois números aleatórios, calcular o produto entre eles, e exibir esses valores no visor do micro:bit quando os botões A e B são pressionados.

Da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão A premido”. Blocos a serem colocados dentro dele: “definir a para escolher aleatório 1 para 10”, “definir b para escolher aleatório 1 para 10” e “definir axb=produto para  a x b” (categorias: “Variáveis” e “Matemática”). Da categoria “Básico” os blocos: “mostrar string: "a="”, “mostrar número a”,  “pausa 1000 ms” e “limpar ecrã”, “mostrar string: "b="”, “mostrar número b”,  “pausa 1000 ms” e “limpar ecrã” (e categoria “Variáveis”).

Da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão B  premido”. Blocos a serem colocados dentro dele: ”mostrar string “Produto””, “pausa 1000 ms” e “mostrar número axb=produto” (categorias: “Variáveis” e “Básico”).

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Atividade 50 - BASES IGUAIS, EXPOENTES DIFERENTES- DIVISÃO

 

O objetivo do programa é calcular e mostrar o resultado de uma divisão de potências com bases iguais e expoentes diferentes.  Botão Logotipo pressionado: Quando o logotipo do micro:bit é pressionado, o programa calcula o resultado da divisão de potências. Ao pressionar o botão A, a base é definida aleatoriamente entre 2 e 5. O valor da base é então exibido no display. Botão A+B: Quando os botões A e B são pressionados simultaneamente, o programa mostra a expressão da divisão de potências, ou seja, a base elevada à diferença dos expoentes e ao pressionar o botão B, os expoentes são definidos aleatoriamente.

Na categoria “Variáveis” criar as seguintes variáveis: “resultado”: armazena o resultado da divisão das potências, “base”: armazena a base da potência., “expoente”: armazena o primeiro expoente e “expoente2”: armazena o segundo expoente.

Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ ao pressionado logotipo” para a área de trabalho (Calcula e mostra o resultado da divisão de potências). Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: “definir resultado para base **expoente1”-expoente2” (categorias “Variáveis” e “Matemática”), “mostrar string “Res=”” e “mostrar número resultado” (categorias “Variáveis” e “Básico”)

Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ No botão A premido” para a área de trabalho (define a base aleatoriamente). Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: “definir base para escolher aleatório 2 para 5” (categorias “Variáveis” e “Matemática”) e “mostrar string juntar “B=” base” (categorias “Variáveis”, “Básico” e “Texto”). 

Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ No botão A+B premido” para a área de trabalho. Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: “mostrar string juntar base “^”expoente1-expoente2” (Categorias “Variáveis”, “Matemática”, “Básico” e “Texto”).

Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ No botão B premido” para a área de trabalho (define os expoentes aleatoriamente, garantindo que expoente1 > expoente2). Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: “definir expoente1 para escolher aleatório 3 para 10”, “definir expoente2 para escolher aleatório 1 para expoente1” (categorias “Variáveis” e “Matemática”), “mostrar string juntar “E1=”expoente1”, “ pausa 1000 ms” e “mostrar string juntar “E2=”expoente2” (Categorias “Variáveis”, “Básico” e “Texto”).


 

Atividade 49 - Duas Bases e um Expoente - Multiplicação

 

Na categoria “Variáveis” criar as seguintes variáveis: Variáveis “baseTotal”, “base1”, “base2”, “resultado”, “expoente” e “baseTotal2”. Quando logotipo é pressionado, o código multiplica “base1” por “base2” para obter “baseTotal”. Em seguida, ele  mostra a potência e o seu resultado no display do Micro:bit. Quando o botão A é pressionado, “base1” e “base2” são definidos como números aleatórios entre 2 e 5. A Micro:bit mostra os valores de base1 e base2 no display. Quando os botões A e B são pressionados simultaneamente, o código calcula  o produto de base1 e base2. Mostra o da expressão sem calcular o resultado. Quando o botão B é pressionado, expoente é definido como um número aleatório entre 2 e 4. O valor do expoente é então exibido no display.

Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ No botão A premido” para a área de trabalho. Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: “definir base1 para escolher aleatório 2 para 5”, “definir base2 para escolher aleatório 2 para 5” (Categorias “Variáveis” e Matemática”),  “mostrar “string juntar “B1=” base1”, “pausa 1000 ms” e “mostrar “string juntar “B2=” base2” (Categorias “Variáveis”, “Texto” e “Básico”).

Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ No botão B premido” para a área de trabalho. Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: “definir expoente para escolher aleatório 2 para 4” e “mostrar “string juntar “E=” expoente” (Categorias “Variáveis”, “Texto”, “Matemática” e “Básico”.

Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ No botão A+B premido” para a área de trabalho. Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: “definir baseTotal2 para base1 x base2” e “mostrar “string juntar baseTotal2  “^=” expoente” (Categorias “Variáveis”, “Texto”, “Matemática” e “Básico”.

Na categoria “Entrada” arrastar o bloco “ ao pressionado logotipo” para a área de trabalho. Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: “definir baseTotal para base1 x base2”, “definir resultado para basetotal11 ** expoente” e “mostrar número resultado” (Categorias “Variáveis”, “Matemática” e “Básico”).

 

José Saramago


 

Figuras geométricas/ângulos/padrões


 

Sistema Solar



 

Simetrias


 

Dividir dois números


 

Área do Papagaio

 

 

Área do polígono regular



 

O aniversário do gato Sebastião



 

No fundo mar...

Bosque da tabuada do 9

Área do triângulo

Identificação de polígonos

Clica na imagem ou aqui

 

Desenhar um triângulo

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Atividade 48 - Duas Bases e um Expoente - Divisão

 

O objetivo deste projeto é criar um programa para a micro:bit que: define bases aleatórias para a divisão de potências. Permite que a primeira base (base1) seja um múltiplo da segunda base (base2) e que a divisão das bases não resulte em 1. Calcula a divisão das potências e mostra o resultado. Mostra o resultado simplificado em forma de potência e define um expoente aleatório para as potências.

Da categoria “Variáveis” criar as seguintes variáveis: “resultado”: armazena o resultado da divisão das potências; base1: armazena a primeira base; expoente: armazena o expoente; base2: armazena a segunda base; multiplier: Utilizado para garantir que base1 seja um múltiplo de base2: baseResultado: armazena o resultado da divisão das bases.

Quando o botão A é pressionado – da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão A premido”. Dentro desde bloco adicionar os seguintes:  “definir base2 para escolher aleatório 2 para 5”, “definir multiplier para escolher  aleatório 2 para 5”  (blocos das categorias “Variáveis” e “Matemática”); “definir base1 para base2 × multiplier”; (blocos das categorias “Variáveis” e “Matemática”); “mostrar string juntar “B1=” base1”, “pausa 1000 (ms)” e mostrar string “B2=” base2” (blocos das categorias “ Texto”, “Básico” e “Variáveis”).

Quando o botão B é pressionado – da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão B premido”. Dentro desde bloco adicionar os seguintes: 

“definir expoente para escolher aleatório 2 para 5”,  (blocos das categorias “Variáveis” e “Matemática”) e “mostrar string juntar “E=” expoente” (blocos das categorias “ Texto”, “Básico” e “Variáveis”).

Quando o botão A+B é pressionado – da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão A+ B premido”. Dentro desde bloco adicionar os seguintes: “definir baseResultado para  base1 / base2” e “mostrar string juntar baseResultado “^” expoente” (blocos das categorias “ Texto”, “Básico” e “Variáveis” e de “Matemática”).

Quando o botão logotipo pressionado – da categoria “Entrada” adicionar o bloco “ao  pressionado logotipo”. Dentro desde bloco adicionar os seguintes: “definir resultado para base1** expoente / base2 ** expoente”; “mostrar string “Res”” e “mostrar número resultado” (blocos das categorias “ Texto”, “Básico” e “Variáveis” e Matemática).

Natal Mágico no Scratch- EB1 PE2

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