terça-feira, 23 de julho de 2024

Atividade 17 - DESVENDANDO A DIVISÃO

 

Criar as variáveis - na categoria "Variáveis", criar as variáveis "Dividendo" e "divisor". Na categoria "Entrada" arrastar o bloco "no botão A premido" para a área de trabalho. Dentro do deste bloco inserir o bloco “definir dividendo para…” (categoria “Variáveis”).  Na categoria “Matemática” arrastar o bloco “escolher aleatório de 2 a 50” e conecte com o bloco anterior. Na categoria "Básico “arrastar o bloco "mostrar número" introduzindo nele a variável “Dividendo”. A seguir, arrastar os blocos "pausa 500 ms", "mostrar leds" e desenhar o símbolo de divisão e por fim, “pausa 500 ms”. A seguir, colocar o bloco “definir divisor para…” (categoria “Variáveis”).  Na categoria “Matemática” arrastar o bloco “escolher aleatório de 1 a 5” e conecte com o bloco anterior.  Arrastar o bloco "mostrar número" e conecte-o após o bloco que gera o divisor. Substitua a variável "divisor" no bloco. Arrastar o bloco "mostrar string" e escrever "=" dentro dele e por fim, o bloco “limpar ecrã”.

Na categoria "Entrada" arrastar o bloco "no botão B premido" para a área de trabalho. Arrastar os blocos "mostrar número…" dentro do bloco do botão B substituir o conteúdo do bloco pela expressão "Dividendo / divisor" (blocos das categorias de “Matemática” e “Variáveis”.

Na categoria "Entrada" arrastar o bloco "no botão A+ B premido" para a área de trabalho. Selecionar/adicionar o bloco "mostrar número" dentro do bloco dos botões “A+B”. Na categoria “Matemática” adicionar o bloco “remainder of…/…”. Substitua o conteúdo do bloco pela expressão "Dividendo / divisor". Para terminar, inserir o bloco “limpar ecrã”. O programa gerará aleatoriamente um dividendo e um divisor, exibirá os valores na tela da micro: bit, calculará o resto e o resultado da divisão e os exibirá quando os botões correspondentes forem pressionados.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Natal Mágico no Scratch- EB1 PE2

clica na imagem