segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Atividade 45 - Ângulos: Do Nulo ao Giro

 

Este projeto gera um ângulo aleatório entre 0° e 360°; classifica o ângulo em diferentes categorias (Nulo, Agudo, Reto, Obtuso, Raso, Côncavo e Giro) com base no valor gerado. A micro: bit exibe o ângulo e sua classificação quando os botões A e B são pressionados.

No bloco "Variáveis": Criar uma variável chamada “angulo".

Bloco "no arranque" (da categoria "Básico") - dentro deste bloco adicionar o  bloco "chamar gerarAngulo" (da categoria "Funções"). 

Bloco "função gerarAngulo" (da categoria "Funções") - dentro deste bloco adicionar o bloco "definir angulo para" (da categoria "Variáveis") conectado ao bloco "escolher aleatório 0° para 360" (da categoria "Matemática").

Bloco "no botão A premido" (da categoria "Entrada") - dentro deste bloco adicionar: o bloco "chamar gerarAngulo" (da categoria "Funções") e o bloco "mostrar número" (da categoria "Básico"), conectado ao  bloco "angulo" (da categoria "Variáveis").

Bloco "no botão B premido" (da categoria "Entrada") - dentro deste bloco adicionar: o bloco "se-senão" (da categoria "Lógica") condição: bloco "angulo=0" (da categoria "Lógica"); se verdadeiro: bloco "mostrar string 'Nulo'" (da categoria "Básico"); Senão: (outro bloco "se-senão" aninhado) - condição: bloco "e" (da categoria "Lógica") e conectado ao bloco "angulo>0" e "angulo < 90" (da categoria "Lógica"); Se verdadeiro: bloco "mostrar string 'Agudo'" (da categoria "Básico"); Senão: (outro bloco "se-senão" aninhado) -  condição: bloco "angulo=90" (da categoria "Lógica"); Se verdadeiro: bloco "mostrar string 'Reto'" (da categoria "Básico"); Senão: (outro bloco "se-senão" aninhado) - condição: bloco "e" (da categoria "Lógica") e  conectado ao  bloco "angulo>90" e "angulo < 180" (da categoria "Lógica"); Se verdadeiro: bloco "mostrar string 'Obtuso'" (da categoria "Básico"); Senão: (outro bloco "se-senão" aninhado): condição: bloco "angulo=180" (da categoria "Lógica"); Se verdadeiro: bloco "mostrar string 'Raso'" (da categoria "Básico"); Senão: (outro bloco "se-senão" aninhado):condição: bloco "e" (da categoria "Lógica") e conectado ao bloco "angulo>180" e "angulo < 360" (da categoria "Lógica"); Se verdadeiro: bloco "mostrar string 'Concavo'" (da categoria "Básico"); Senão: bloco "mostrar string 'Giro'" (da categoria "Básico").


Sem comentários:

Enviar um comentário

Natal Mágico no Scratch- EB1 PE2

clica na imagem