segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Atividade 44- Triângulos: A Matemática dos Ângulos

O objetivo principal deste código é criar um projeto para a micro: bit que gera e classifica triângulos com base nos seus ângulos internos. Ele permite aos alunos gerar aleatoriamente ângulos de um triângulo e depois classificá-lo como retângulo, obtusângulo ou acutângulo.

Variáveis (categoria "Variáveis"): Criar variáveis: “anguloA”, “anguloB”, “anguloC”, blocos “definir anguloA para 0”, “definir ânguloB para 0” e “definir anguloC para 0”.

Função (categoria "Funções"): criar função "gerarAngulos". Dentro da função: “definir anguloA para escolher aleatório de 1 para 178” (categorias “Variáveis” e “Matemática”), “definir anguloB para escolher aleatório de 1 a (180 - anguloA - 1)” (categorias “Variáveis” e “Matemática””, e “definir anguloC para (180 - anguloA - anguloB)” (categorias “Variáveis” e “Matemática”).

Botão (categoria "Entrada"): “no botão A ser premido”. Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: “chamar gerarAngulos” (categoria “Funções”), “mostrar string "juntar A=" + anguloA”              (Categorias “Básico”, “Variáveis” e “Texto), “pausa (ms) 1000”, “mostrar string "juntar B=" + anguloB”( Categorias “Básico”, “Variáveis” e “Texto), “pausa (ms) 1000”, “mostrar string "juntar C=" + anguloC”( Categorias “Básico”, “Variáveis” e “Texto).

Botão (categoria "Entrada"): “no botão B premido”- “Se anguloA = 90 ou anguloB = 90 ou anguloC = 90, então” (categorias: “Lógica”, “Variáveis”), “mostrar string "Retangulo"” (categoria “Básico”). “a não ser que, se anguloA > 90 ou anguloB > 90 ou anguloC > 90, então” (categorias: “Lógica”, “Variáveis”), “mostrar string "Obtusangulo"” (categoria “Básico”) e “Senão” “ mostrar string "Acutangulo"” (categoria “Básico”).

Ao iniciar: adicionar o bloco “no arranque” e dentro dele colocar o bloco “Chamar gerarAngulos” (categorias “Básico” e “funções”). 

https://makecode.microbit.org/S57421-89589-95842-56996


Sem comentários:

Enviar um comentário

Natal Mágico no Scratch- EB1 PE2

clica na imagem