domingo, 4 de agosto de 2024

ATIVIDADE 42 - Frações: Do Simples ao Decimal

 

Este projeto permite que os alunos interajam com frações, realizando somas e aprendendo sobre a simplificação e conversão para decimais. Ao pressionar os botões do micro: bit, os alunos podem visualizar as frações originais, o resultado da adição, a fração simplificada e, quando necessário, o resultado em forma de número decimal.

Estrutura do Projeto

Variáveis:numerador1, denominador1, numerador2, denominador2, numerador_resultado, denominador_resultado, m.c.d, temp, a e b. Funções: calcular_mcd: para calcular o máximo divisor comum (m.d.c) e  simplificar: Para simplificar a fração resultante. Interação: Botão A: mostra as frações originais e o Botão B: mostra o resultado da soma, a fração simplificada ou o resultado em forma decimal.


Bloco “no arranque” (categoria “Básico”): dentro deste bloco inserir os seguintes das categorias “Variáveis” e “Matemática”: “definir "numerador1" para “escolher aleatório entre 1 para 10”, “definir "denominador1" para “escolher aleatório entre 2 para 10”, “definir "numerador2" para “escolher aleatório entre 1 para 10” e “definir "denominador2" para “escolher aleatório entre 1 para 10”.


Bloco “no botão A premido”- adicionar os seguintes blocos das categorias “Básico” e “Variáveis”: “mostrar string "fr1="”, “mostrar número "numerador1"”, “mostrar string "/"”, “limpar ecrã”, “mostrar número "denominador1"”, “pausa (ms) 1000”, “limpar ecrã”, “mostrar string "fr2=", “mostrar número "numerador2"”, “mostrar string "/"”, “mostrar número "denominador2"”, “limpar ecrã”

Bloco “no botão B premido”- adicionar os seguintes blocos das categorias “Básico”, “Matemática”, “Lógica” e “Variáveis”: “definir "numerador_resultado" para (numerador1 * denominador2) + (numerador2 * denominador1)”,  “definir "denominador_resultado" para denominador1 * denominador2”, “mostrar string "Soma=", “mostrar número "numerador_resultado", “mostrar string "/"”, “mostrar número "denominador_resultado"”, “pausa (ms) 2000”,  se “chamar simplificar” então: “mostrar string "Simp:"”, “mostrar número "numerador_resultado"”, “Mostrar string "/"”, “mostrar número "denominador_resultado"”. Senão, “mostrar string "Decimal="”, “mostrar número "numerador_resultado" / "denominador_resultado"”.

Função calcular_mcd: criar a função “calcular_mcd com parâmetros a e b” (categoria “Variáveis”). Inserir o bloco “enquanto… fazer” da categoria “Ciclos” e no espaço adicionar o bloco “…≠..." da categoria “Lógica”, no 1º espaço colocar a variável “b” e no 2º espaço “0”;  “definir temp para b”, “definir b para remainder of a/b” (variáveis das categorias “Variáveis “ e “Matemática” e “definir a para temp”. Fora do bloco “enquanto… fazer”, mas dentro do bloco “função calcular_mdc” o bloco “ devolver a” (categorias “Funções” e “Variáveis”)

Função simplificar: criar a função “simplificar” – “Definir mcd para chamar calcular_mdc numerador_resultado denominador_resultado” (categorias: “Variáveis” e “Funções”). Adicionar um bloco “se… então” da categoria “Lógica”. Se mcd > 1 então (categorias “Lógica” e “Variáveis”. Blocos das categorias “Variáveis” e “Matemática”: “definir numerador_resultado para numerador_resultado / mcd” e “definir denominador_resultado para denominador_resultado / mcd”. Das categorias “Funções” e “Lógica” os blocos: “ devolver verdadeiro”. Fora do bloco “se… então”, mas dentro do bloco “função simplificar” os blocos “ devolver  falso” (categorias “Funções” e “Lógica”)


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Natal Mágico no Scratch- EB1 PE2

clica na imagem