domingo, 4 de agosto de 2024

Atividade 43- EXPLORADOR DE FRAÇÕES EQUIVALENTES

 

(Botão A: Mostra a fração original.  Botão B: Mostra uma fração equivalente. Botão A+B: Mostra outra fração equivalente. Botão pressionado por logotipo: Mostra mais uma fração equivalente.)

O objetivo principal deste projeto é ajudar os alunos a compreenderem e visualizarem o conceito de frações equivalentes de forma interativa e prática. Através do uso do micro:bit, os estudantes podem explorar como uma fração original pode ser transformada em diferentes frações equivalentes, reforçando sua compreensão sobre a natureza e propriedades das frações.

No início: Na categoria "Variáveis", criar duas variáveis: "numerador" e "denominador".

Na categoria "Básico", adicionar o bloco "no arranque". Dentro deste bloco, usar: “definir "numerador" para: (da categoria "Matemática", usar "escolher aleatório entre 1 e 10")” e “definir "denominador" para: (da categoria "Matemática", usar "escolher aleatório entre 2 e 10")”.

Botão A pressionado:  da categoria "Entrada", usar o bloco "no botão A premido". Dentro deste bloco, usar: da categoria "Básico", usar os blocos: "mostrar string " para "fr="”, "mostrar número" para a variável "numerador", "mostrar texto" para "/"”, "mostrar número" para a variável "denominador" e "limpar ecrã".

Botão B pressionado: da categoria "Entrada", usar o bloco "no botão B premido". Dentro deste bloco, usar: da categoria "Básico", usar "mostrar string" para "fr_E1=", da categoria "Básico", usar "mostrar número" (da categoria "Matemática", usar o bloco “… x…” , no 1º espaço adicionar a variável “numerador” e no 2ºespaço “2”.  Da categoria "Básico", usar "mostrar string" para "/", da categoria "Básico", usar "mostrar número" (da categoria "Matemática", usar o bloco “… x…” , no 1º espaço adicionar a variável “denominador” e no 2ºespaço “2” e da categoria "Básico", usar o bloco "limpar ecrã".

Botões A+B pressionados: da categoria "Entrada", usar o bloco "no botão A+B premido". Dentro deste bloco, usa:

Da categoria "Básico", usar "mostrar string" para "fr_E2=",

da categoria "Básico", usar "mostrar número" (da categoria "Matemática", usar o bloco “… x…” , no 1º espaço adicionar a variável “numerador” e no 2ºespaço “3”.  Da categoria "Básico", usar "mostrar string" para "/",  da categoria "Básico", usar "mostrar número" (da categoria "Matemática", usar o bloco “… x…” , no 1º espaço adicionar a variável “denominador” e no 2ºespaço “3” e da categoria "Básico", usar o bloco "limpar ecrã".

Logotipo pressionado: da categoria "Entrada", usar o bloco "ao pressionado logotipo". Dentro deste bloco, usa: Da categoria "Básico", usar "mostrar string" para "fr_E3=",  da categoria "Básico", usar "mostrar número" (da categoria "Matemática", usar o bloco “… x…” , no 1º espaço adicionar a variável “numerador” e no 2ºespaço “4”.  Da categoria "Básico", usar "mostrar string" para "/",  da categoria "Básico", usar "mostrar número" (da categoria "Matemática", usar o bloco “… x…” , no 1º espaço adicionar a variável “denominador” e no 2ºespaço “4” e da categoria "Básico", usar o bloco "limpar ecrã".


Sem comentários:

Enviar um comentário

Natal Mágico no Scratch- EB1 PE2

clica na imagem