sábado, 3 de agosto de 2024

Atividade 39- Divisão Divertida

 

Criar variáveis: Na categoria “Variáveis” criar as seguintes variáveis – “dividendo”, “divisor”, “mostrarResposta”, “quociente” e “resto”.

Funções: “gerarPergunta”: gera uma nova pergunta de divisão e “mostrarResultado”: calcula e mostra o resultado da divisão.

Botão A: gera uma nova pergunta e Botão B: mostra o resultado da divisão ou gera uma nova pergunta, dependendo do estado de “mostrarResposta”

Criar Funções: Clicar na categoria "Funções" e criar uma função “gerarPergunta”.


Arrastar o bloco "definir dividendo para" da categoria "Variáveis" e colocar dentro da “função gerarPergunta”. Arrastar o bloco "número aleatório entre 0 e 10" da categoria "Matemática" e ajustar os valores para 10 e 50. Conectar este bloco ao bloco "definir dividendo para". Repetir o processo para divisor com valores entre 2 e 10. Arrastar o bloco "definir mostrarResposta para" da categoria "Variáveis" e ajuste para “falso” (categoria “Lógica”).  Arrastar o bloco "mostrar string" da categoria "Básico" e ajustar para “juntar a string "" + dividendo + "/" + divisor + "=?". (categorias “Variáveis” e “Texto”). Clicar na categoria "Funções" e criar uma função “mostrarResultado”. Arrastar o bloco "definir quociente para" da categoria "Variáveis" e colocar dentro da função mostrarResultado.

Arrastar dois blocos da categoria “Matemática”: “piso (id: op)” e “…/…”  e as variáveis “dividendo” e “divisor”. Conectar o 1º bloco ao bloco "definir quociente para". Arrastar o bloco "definir resto para" da categoria "Variáveis" conectar o bloco remainder of …/…” e nos espaços colocar as variáveis “dividendo” e “divisor”. Arrastar o bloco "mostrar string" da categoria "Básico" e ajustar para “juntar a string "" + dividendo + "/" + divisor + "=" + quociente + " r=" + resto. Arrastar o bloco "pausar (ms)" da categoria "Básico" e ajustar para 2000. Arrastar o bloco "se verdadeiro então" da categoria "Lógica". Colocar a condição resto = 0 no bloco "se". Dentro do bloco "então", arrastar o bloco "mostrar ícone" da categoria "Básico" e ajustar para ícone Feliz. No bloco "senão", arrastar o bloco "mostrar ícone" e ajuste para ícone surpresa.

Botões:


Clicar na categoria "Entrada" e adicionar o bloco "no botão A premido" e colocar no espaço de trabalho. Dentro deste bloco, arrastar o bloco "chamar gerarPergunta" da categoria "Funções".

Arrastar o bloco "no botão B premido" e colocar no espaço de trabalho. Dentro deste bloco, arrastar o bloco "se verdadeiro então" da categoria "Lógica", inserir o bloco “não…” da categoria “Lógica” e colocar o bloco “mostrarResposta” da categoria “Variáveis”. Dentro do bloco "então", arrastar o bloco "chamar mostrarResultado" e o bloco "definir mostrarResposta para verdadeiro". (blocos das categorias “Funções”, “Variáveis” e “Lógica”.  No bloco "senão", arraste o bloco "chamar gerarPergunta”.

Arrastar o bloco "no arranque" da categoria "Básico" para a área de programação. Dentro deste bloco, arrastar o bloco "mostrar string" e ajustar para "Divisao Divertida". Em seguida, arrastar o bloco "chamar gerarPergunta" da categoria “Funções”.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Natal Mágico no Scratch- EB1 PE2

clica na imagem