quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Atividade 48 - Duas Bases e um Expoente - Divisão

 

O objetivo deste projeto é criar um programa para a micro:bit que: define bases aleatórias para a divisão de potências. Permite que a primeira base (base1) seja um múltiplo da segunda base (base2) e que a divisão das bases não resulte em 1. Calcula a divisão das potências e mostra o resultado. Mostra o resultado simplificado em forma de potência e define um expoente aleatório para as potências.

Da categoria “Variáveis” criar as seguintes variáveis: “resultado”: armazena o resultado da divisão das potências; base1: armazena a primeira base; expoente: armazena o expoente; base2: armazena a segunda base; multiplier: Utilizado para garantir que base1 seja um múltiplo de base2: baseResultado: armazena o resultado da divisão das bases.

Quando o botão A é pressionado – da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão A premido”. Dentro desde bloco adicionar os seguintes:  “definir base2 para escolher aleatório 2 para 5”, “definir multiplier para escolher  aleatório 2 para 5”  (blocos das categorias “Variáveis” e “Matemática”); “definir base1 para base2 × multiplier”; (blocos das categorias “Variáveis” e “Matemática”); “mostrar string juntar “B1=” base1”, “pausa 1000 (ms)” e mostrar string “B2=” base2” (blocos das categorias “ Texto”, “Básico” e “Variáveis”).

Quando o botão B é pressionado – da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão B premido”. Dentro desde bloco adicionar os seguintes: 

“definir expoente para escolher aleatório 2 para 5”,  (blocos das categorias “Variáveis” e “Matemática”) e “mostrar string juntar “E=” expoente” (blocos das categorias “ Texto”, “Básico” e “Variáveis”).

Quando o botão A+B é pressionado – da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão A+ B premido”. Dentro desde bloco adicionar os seguintes: “definir baseResultado para  base1 / base2” e “mostrar string juntar baseResultado “^” expoente” (blocos das categorias “ Texto”, “Básico” e “Variáveis” e de “Matemática”).

Quando o botão logotipo pressionado – da categoria “Entrada” adicionar o bloco “ao  pressionado logotipo”. Dentro desde bloco adicionar os seguintes: “definir resultado para base1** expoente / base2 ** expoente”; “mostrar string “Res”” e “mostrar número resultado” (blocos das categorias “ Texto”, “Básico” e “Variáveis” e Matemática).

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Atividade 47 - Perímetro e Área do Círculo

Este projeto tem como objetivo ensinar conceitos básicos de geometria, especificamente o cálculo da área e do perímetro de um círculo, utilizando a Micro:bit. Através da interação com os botões e o logotipo da Micro:bit, o aluno pode gerar um raio aleatório, calcular a área e o perímetro do círculo, e visualizar os resultados no display LED do dispositivo. Ao pressionar o botão A, a micro: bit gera um valor aleatório para o raio do círculo e mostra-o no display. Ao pressionar o logotipo do micro: bit, o dispositivo calcula a área do círculo usando a fórmula  área=π×r^2  e mostra o resultado no display. Ao pressionar o botão B, a micro: bit calcula o perímetro do círculo usando a fórmula Perímetro=2×π×r e  mostra o resultado no display.Na categoria “Variáveis”, criar três variáveis: “area”, “raio” e “perímetro”.

Quando o BotãoA é premido: da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão A premido”. Dentro deste bloco adicionar: da categoria “Básico” adicionar os blocos: “limpar ecrã” e “mostrar string “r=””. Da categoria “Variáveis”  adicionar o bloco “definir raio para” conectado com o bloco da categoria “ Matemática”, “escolher aleatório 1 para 10”.  Da categoria “Básico”, adicionar “mostrar número” conectada com a variável “raio” e por fim, o bloco “limpar ecrã” da categoria “Básico”.

Quando o Botão B é premido: da categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão B premido” e dentro deste bloco adicionar os seguintes blocos: da categoria “Básico”, adicionar o bloco “mostrar string P=2x3,14xr”. Da categoria “Variáveis” arrastar o bloco “definir perimetro para 2x3,1416xraio” (categoria ”Matemática”) e da categoria “Básico” os blocos: “pausa (ms) 1000”, “ mostrar número perimetro” (categoria “Variáveis”), “pausa (ms)500”  e “mostrar ícone feliz”.

Quando o Logotipo é Pressionado: da categoria “Entrada” adicionar o bloco “ao pressionado logotipo”. Da categoria “Básico” adicionar  os blocos “limpar ecrã” e “mostrar string A=3,14xr2”. Adicionar o bloco “definir area para…”. Da categoria “Matemática” arrastar 2 blocos “…x…” para

para calcular a área (“3,1416xraioxraio). Vá para a categoria “Básico” e adicionar os blocos “pausa (ms)1000”, “mostrar número área” (categoria “Variáveis”)e  “mostrar ícone feliz” e por fim e “pausa (ms) 500”.



 


Atividade 46 - Desigualdade Triangular: Explorando Lados

 

O objetivo deste projeto é gerar e mostrar os lados de um triângulo aleatório, garantindo que eles formem um triângulo  e permitir ao aluno verificar as propriedades desse triângulo. Este projeto é uma ferramenta educacional para ensinar conceitos de geometria, especificamente sobre triângulos, de uma maneira interativa e prática usando o Micro:bit. A “função gerarLados” que cria três lados (A, B e C) com valores aleatórios e garante que os lados gerados formem um triângulo. O Botão A, mostra os valores dos lados A e B. O Botão A+B, mostra o valor do lado C. O Botão B, mostra as três condições da desigualdade triangular (A+B>C, B+C>A, A+C>B), ou seja, faz a verificação da Desigualdade Triangular.

Da categoria “Variáveis” criar as variáveis: “ladoA”, “ladoB” e “ladoC”.

Na categoria “Básico” adicionar o bloco “no arranque” e dentro dele o bloco chama a função “chamar gerarLados” (categoria “Funções”) para gerar os lados iniciais do triângulo assim que o Micro:bit é iniciado. Na categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão A premido”. 

Quando o botão A é pressionado, os seguintes blocos são adicionados: “chamar gerar lados” (categoria Funções);  “mostrar string "…"” (categoria “Básico”): “juntar “A” converter ladoA para texto” (categorias “Texto” e “Variáveis”); “pausa (1000 ms)”; “mostrar string "…"” (categoria “Básico”): “juntar “B” converter ladoB para texto” (categorias “Texto” e “Variáveis”).

Na categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão B premido”. Quando o botão B é pressionado, os seguintes blocos da categoria “Básico” são adicionados: “ mostrar "A+B>C"”; “pausa (1000 ms); “mostrar string "B+C>A"”; “pausa (1000 ms)” e “mostrar string "A+C>B"”.

Na categoria “Entrada” adicionar o bloco “no botão A+B premido”. Quando os botões A e B são pressionados simultaneamente, o seguinte bloco é adicionado: “mostrar string "…"” (categoria “Básico”): “juntar “C” converter ladoC para texto” (categorias “Texto” e “Variáveis”).

Na categoria “Funções”, foi criada a função “gerarLados”. Dentro da “função gerarLados”, foram adicionados os seguintes blocos no MakeCode: “definir ladoA para um valor aleatório  1 para 10”, “definir ladoB para um valor aleatório  1 para 10” e “definir ladoC para um valor aleatório entre 1 e a soma de ladoA e ladoB menos 1” (Blocos das Categorias “Matemática” e “Variáveis”).

Verificar se ladoC é menor ou igual ao valor absoluto de ladoA - ladoB e ajustar ladoC se necessário: “se” “ladoC ≤ abs(ladoA - ladoB)” “então” “definir ladoC to abs(ladoA - ladoB) + 1” (Blocos das Categorias “Lógica”, “Matemática” e “Variáveis”).


 

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Atividade 45 - Ângulos: Do Nulo ao Giro

 

Este projeto gera um ângulo aleatório entre 0° e 360°; classifica o ângulo em diferentes categorias (Nulo, Agudo, Reto, Obtuso, Raso, Côncavo e Giro) com base no valor gerado. A micro: bit exibe o ângulo e sua classificação quando os botões A e B são pressionados.

No bloco "Variáveis": Criar uma variável chamada “angulo".

Bloco "no arranque" (da categoria "Básico") - dentro deste bloco adicionar o  bloco "chamar gerarAngulo" (da categoria "Funções"). 

Bloco "função gerarAngulo" (da categoria "Funções") - dentro deste bloco adicionar o bloco "definir angulo para" (da categoria "Variáveis") conectado ao bloco "escolher aleatório 0° para 360" (da categoria "Matemática").

Bloco "no botão A premido" (da categoria "Entrada") - dentro deste bloco adicionar: o bloco "chamar gerarAngulo" (da categoria "Funções") e o bloco "mostrar número" (da categoria "Básico"), conectado ao  bloco "angulo" (da categoria "Variáveis").

Bloco "no botão B premido" (da categoria "Entrada") - dentro deste bloco adicionar: o bloco "se-senão" (da categoria "Lógica") condição: bloco "angulo=0" (da categoria "Lógica"); se verdadeiro: bloco "mostrar string 'Nulo'" (da categoria "Básico"); Senão: (outro bloco "se-senão" aninhado) - condição: bloco "e" (da categoria "Lógica") e conectado ao bloco "angulo>0" e "angulo < 90" (da categoria "Lógica"); Se verdadeiro: bloco "mostrar string 'Agudo'" (da categoria "Básico"); Senão: (outro bloco "se-senão" aninhado) -  condição: bloco "angulo=90" (da categoria "Lógica"); Se verdadeiro: bloco "mostrar string 'Reto'" (da categoria "Básico"); Senão: (outro bloco "se-senão" aninhado) - condição: bloco "e" (da categoria "Lógica") e  conectado ao  bloco "angulo>90" e "angulo < 180" (da categoria "Lógica"); Se verdadeiro: bloco "mostrar string 'Obtuso'" (da categoria "Básico"); Senão: (outro bloco "se-senão" aninhado): condição: bloco "angulo=180" (da categoria "Lógica"); Se verdadeiro: bloco "mostrar string 'Raso'" (da categoria "Básico"); Senão: (outro bloco "se-senão" aninhado):condição: bloco "e" (da categoria "Lógica") e conectado ao bloco "angulo>180" e "angulo < 360" (da categoria "Lógica"); Se verdadeiro: bloco "mostrar string 'Concavo'" (da categoria "Básico"); Senão: bloco "mostrar string 'Giro'" (da categoria "Básico").


Atividade 44- Triângulos: A Matemática dos Ângulos

O objetivo principal deste código é criar um projeto para a micro: bit que gera e classifica triângulos com base nos seus ângulos internos. Ele permite aos alunos gerar aleatoriamente ângulos de um triângulo e depois classificá-lo como retângulo, obtusângulo ou acutângulo.

Variáveis (categoria "Variáveis"): Criar variáveis: “anguloA”, “anguloB”, “anguloC”, blocos “definir anguloA para 0”, “definir ânguloB para 0” e “definir anguloC para 0”.

Função (categoria "Funções"): criar função "gerarAngulos". Dentro da função: “definir anguloA para escolher aleatório de 1 para 178” (categorias “Variáveis” e “Matemática”), “definir anguloB para escolher aleatório de 1 a (180 - anguloA - 1)” (categorias “Variáveis” e “Matemática””, e “definir anguloC para (180 - anguloA - anguloB)” (categorias “Variáveis” e “Matemática”).

Botão (categoria "Entrada"): “no botão A ser premido”. Dentro deste bloco inserir os seguintes blocos: “chamar gerarAngulos” (categoria “Funções”), “mostrar string "juntar A=" + anguloA”              (Categorias “Básico”, “Variáveis” e “Texto), “pausa (ms) 1000”, “mostrar string "juntar B=" + anguloB”( Categorias “Básico”, “Variáveis” e “Texto), “pausa (ms) 1000”, “mostrar string "juntar C=" + anguloC”( Categorias “Básico”, “Variáveis” e “Texto).

Botão (categoria "Entrada"): “no botão B premido”- “Se anguloA = 90 ou anguloB = 90 ou anguloC = 90, então” (categorias: “Lógica”, “Variáveis”), “mostrar string "Retangulo"” (categoria “Básico”). “a não ser que, se anguloA > 90 ou anguloB > 90 ou anguloC > 90, então” (categorias: “Lógica”, “Variáveis”), “mostrar string "Obtusangulo"” (categoria “Básico”) e “Senão” “ mostrar string "Acutangulo"” (categoria “Básico”).

Ao iniciar: adicionar o bloco “no arranque” e dentro dele colocar o bloco “Chamar gerarAngulos” (categorias “Básico” e “funções”). 

https://makecode.microbit.org/S57421-89589-95842-56996


domingo, 4 de agosto de 2024

Atividade 43- EXPLORADOR DE FRAÇÕES EQUIVALENTES

 

(Botão A: Mostra a fração original.  Botão B: Mostra uma fração equivalente. Botão A+B: Mostra outra fração equivalente. Botão pressionado por logotipo: Mostra mais uma fração equivalente.)

O objetivo principal deste projeto é ajudar os alunos a compreenderem e visualizarem o conceito de frações equivalentes de forma interativa e prática. Através do uso do micro:bit, os estudantes podem explorar como uma fração original pode ser transformada em diferentes frações equivalentes, reforçando sua compreensão sobre a natureza e propriedades das frações.

No início: Na categoria "Variáveis", criar duas variáveis: "numerador" e "denominador".

Na categoria "Básico", adicionar o bloco "no arranque". Dentro deste bloco, usar: “definir "numerador" para: (da categoria "Matemática", usar "escolher aleatório entre 1 e 10")” e “definir "denominador" para: (da categoria "Matemática", usar "escolher aleatório entre 2 e 10")”.

Botão A pressionado:  da categoria "Entrada", usar o bloco "no botão A premido". Dentro deste bloco, usar: da categoria "Básico", usar os blocos: "mostrar string " para "fr="”, "mostrar número" para a variável "numerador", "mostrar texto" para "/"”, "mostrar número" para a variável "denominador" e "limpar ecrã".

Botão B pressionado: da categoria "Entrada", usar o bloco "no botão B premido". Dentro deste bloco, usar: da categoria "Básico", usar "mostrar string" para "fr_E1=", da categoria "Básico", usar "mostrar número" (da categoria "Matemática", usar o bloco “… x…” , no 1º espaço adicionar a variável “numerador” e no 2ºespaço “2”.  Da categoria "Básico", usar "mostrar string" para "/", da categoria "Básico", usar "mostrar número" (da categoria "Matemática", usar o bloco “… x…” , no 1º espaço adicionar a variável “denominador” e no 2ºespaço “2” e da categoria "Básico", usar o bloco "limpar ecrã".

Botões A+B pressionados: da categoria "Entrada", usar o bloco "no botão A+B premido". Dentro deste bloco, usa:

Da categoria "Básico", usar "mostrar string" para "fr_E2=",

da categoria "Básico", usar "mostrar número" (da categoria "Matemática", usar o bloco “… x…” , no 1º espaço adicionar a variável “numerador” e no 2ºespaço “3”.  Da categoria "Básico", usar "mostrar string" para "/",  da categoria "Básico", usar "mostrar número" (da categoria "Matemática", usar o bloco “… x…” , no 1º espaço adicionar a variável “denominador” e no 2ºespaço “3” e da categoria "Básico", usar o bloco "limpar ecrã".

Logotipo pressionado: da categoria "Entrada", usar o bloco "ao pressionado logotipo". Dentro deste bloco, usa: Da categoria "Básico", usar "mostrar string" para "fr_E3=",  da categoria "Básico", usar "mostrar número" (da categoria "Matemática", usar o bloco “… x…” , no 1º espaço adicionar a variável “numerador” e no 2ºespaço “4”.  Da categoria "Básico", usar "mostrar string" para "/",  da categoria "Básico", usar "mostrar número" (da categoria "Matemática", usar o bloco “… x…” , no 1º espaço adicionar a variável “denominador” e no 2ºespaço “4” e da categoria "Básico", usar o bloco "limpar ecrã".


ATIVIDADE 42 - Frações: Do Simples ao Decimal

 

Este projeto permite que os alunos interajam com frações, realizando somas e aprendendo sobre a simplificação e conversão para decimais. Ao pressionar os botões do micro: bit, os alunos podem visualizar as frações originais, o resultado da adição, a fração simplificada e, quando necessário, o resultado em forma de número decimal.

Estrutura do Projeto

Variáveis:numerador1, denominador1, numerador2, denominador2, numerador_resultado, denominador_resultado, m.c.d, temp, a e b. Funções: calcular_mcd: para calcular o máximo divisor comum (m.d.c) e  simplificar: Para simplificar a fração resultante. Interação: Botão A: mostra as frações originais e o Botão B: mostra o resultado da soma, a fração simplificada ou o resultado em forma decimal.


Bloco “no arranque” (categoria “Básico”): dentro deste bloco inserir os seguintes das categorias “Variáveis” e “Matemática”: “definir "numerador1" para “escolher aleatório entre 1 para 10”, “definir "denominador1" para “escolher aleatório entre 2 para 10”, “definir "numerador2" para “escolher aleatório entre 1 para 10” e “definir "denominador2" para “escolher aleatório entre 1 para 10”.


Bloco “no botão A premido”- adicionar os seguintes blocos das categorias “Básico” e “Variáveis”: “mostrar string "fr1="”, “mostrar número "numerador1"”, “mostrar string "/"”, “limpar ecrã”, “mostrar número "denominador1"”, “pausa (ms) 1000”, “limpar ecrã”, “mostrar string "fr2=", “mostrar número "numerador2"”, “mostrar string "/"”, “mostrar número "denominador2"”, “limpar ecrã”

Bloco “no botão B premido”- adicionar os seguintes blocos das categorias “Básico”, “Matemática”, “Lógica” e “Variáveis”: “definir "numerador_resultado" para (numerador1 * denominador2) + (numerador2 * denominador1)”,  “definir "denominador_resultado" para denominador1 * denominador2”, “mostrar string "Soma=", “mostrar número "numerador_resultado", “mostrar string "/"”, “mostrar número "denominador_resultado"”, “pausa (ms) 2000”,  se “chamar simplificar” então: “mostrar string "Simp:"”, “mostrar número "numerador_resultado"”, “Mostrar string "/"”, “mostrar número "denominador_resultado"”. Senão, “mostrar string "Decimal="”, “mostrar número "numerador_resultado" / "denominador_resultado"”.

Função calcular_mcd: criar a função “calcular_mcd com parâmetros a e b” (categoria “Variáveis”). Inserir o bloco “enquanto… fazer” da categoria “Ciclos” e no espaço adicionar o bloco “…≠..." da categoria “Lógica”, no 1º espaço colocar a variável “b” e no 2º espaço “0”;  “definir temp para b”, “definir b para remainder of a/b” (variáveis das categorias “Variáveis “ e “Matemática” e “definir a para temp”. Fora do bloco “enquanto… fazer”, mas dentro do bloco “função calcular_mdc” o bloco “ devolver a” (categorias “Funções” e “Variáveis”)

Função simplificar: criar a função “simplificar” – “Definir mcd para chamar calcular_mdc numerador_resultado denominador_resultado” (categorias: “Variáveis” e “Funções”). Adicionar um bloco “se… então” da categoria “Lógica”. Se mcd > 1 então (categorias “Lógica” e “Variáveis”. Blocos das categorias “Variáveis” e “Matemática”: “definir numerador_resultado para numerador_resultado / mcd” e “definir denominador_resultado para denominador_resultado / mcd”. Das categorias “Funções” e “Lógica” os blocos: “ devolver verdadeiro”. Fora do bloco “se… então”, mas dentro do bloco “função simplificar” os blocos “ devolver  falso” (categorias “Funções” e “Lógica”)


 

 

Atividade 41 - Calculadora de Área de Polígonos

Categoria: Variáveis - criar as seguintes variáveis: “n_lados”, “m_lado”, “perímetro”, “semiperimetro”, “apótema” e “area”.

Categoria: “no arranque” - Adicionar um bloco "no arranque" e dentro dele: “definir n_lados para (escolher aleatório de 3 a 8)”, ”definir m_lado para (escolher aleatório de 5 a 15)”, “definir perimetro para (n_lados ×m_lado)”, “definir semiperimetro para (perimetro ÷ 2)”, “definir apotema para (escolher aleatório de 2 a 10)” e “definir area para (semiperimetro × apotema)” (categorias “Variáveis” e “matemática”).

Dentro do bloco "no botão A premido" - adicionar da categoria “Básico” os blocos: “mostrar string "n_lados="”, “mostrar número… n_lados” (categoria “Variáveis”), “pausa (ms) (1000)”, “limpar ecrã”,  “mostrar string "m_lado="”, “mostrar número m_lado”, “pausa (ms) (1000)”, “mostrar string "Perim="”, “mostrar número perimetro” (categoria “Variáveis”), “pausa (ms) (1000)”, “mostrar string "1/2P="”; “mostrar número semiperimetro”, “pausa (ms) (1000)”, ”mostrar string "Apot="” e “mostrar número apótema” (categoria “Variáveis”).

Dentro do bloco "no botão B premido" adicionar da categoria “Básico” os blocos: “mostrar string "Area="”, “pausa (ms) (1000)” e “mostrar número area” (categoria “Variáveis”).





Atividade 40 - Calculadora Dinâmica de Cilindros

 Categoria: Variáveis - Criar as seguintes variáveis: “pi”, “raio”, “altura”, “raio_ao_quadrado” e “volume”.

Categoria: “No arranque” - Adiciona um bloco "no arranque" da categoria “Básico” e dentro deste bloco, adicionar: “definir pi para 3.14” (categoria “Variáveis”), “definir raio para escolher aleatório 3 para 10” (categorias “Variáveis” e “Matemática”), “definir altura para escolher aleatório 10 para 20” (categorias “Variáveis” e “Matemática”), “definir raio_ao_quadrado para raio * raio” (categorias “Variáveis” e “Matemática”)  e “definir volume para pi * raio_ao_quadrado * altura” (categorias “Variáveis” e “Matemática”).

Dentro do bloco "no botão A premido" (categoria “Entrada”): Categoria “Básico” – adicionar os blocos: "mostrar string" com "Pi=", "mostrar número" e selecionar a variável “pi”, "pausa (ms)" com 1000, "mostrar string" com "r=", "mostrar número" e selecionar a variável “raio”, "pausa (ms)" com 1000, "limpar ecrã", "mostrar string" com "r^2=", "mostrar número" e selecionar a variável “raio_ao_quadrado”, "pausa (ms)" com 1000, “mostrar string" com "h:" e “mostrar número" e selecionar a variável “altura”.  Dentro do bloco "no botão B premido" (categoria “Entrada): Categoria “Básico” – adicionar os blocos: "mostrar string" com "V=Pi×r^2×h", "pausa (ms)" com 1000 e "mostrar número" e selecionar a variável “volume”






sábado, 3 de agosto de 2024

Atividade 39- Divisão Divertida

 

Criar variáveis: Na categoria “Variáveis” criar as seguintes variáveis – “dividendo”, “divisor”, “mostrarResposta”, “quociente” e “resto”.

Funções: “gerarPergunta”: gera uma nova pergunta de divisão e “mostrarResultado”: calcula e mostra o resultado da divisão.

Botão A: gera uma nova pergunta e Botão B: mostra o resultado da divisão ou gera uma nova pergunta, dependendo do estado de “mostrarResposta”

Criar Funções: Clicar na categoria "Funções" e criar uma função “gerarPergunta”.


Arrastar o bloco "definir dividendo para" da categoria "Variáveis" e colocar dentro da “função gerarPergunta”. Arrastar o bloco "número aleatório entre 0 e 10" da categoria "Matemática" e ajustar os valores para 10 e 50. Conectar este bloco ao bloco "definir dividendo para". Repetir o processo para divisor com valores entre 2 e 10. Arrastar o bloco "definir mostrarResposta para" da categoria "Variáveis" e ajuste para “falso” (categoria “Lógica”).  Arrastar o bloco "mostrar string" da categoria "Básico" e ajustar para “juntar a string "" + dividendo + "/" + divisor + "=?". (categorias “Variáveis” e “Texto”). Clicar na categoria "Funções" e criar uma função “mostrarResultado”. Arrastar o bloco "definir quociente para" da categoria "Variáveis" e colocar dentro da função mostrarResultado.

Arrastar dois blocos da categoria “Matemática”: “piso (id: op)” e “…/…”  e as variáveis “dividendo” e “divisor”. Conectar o 1º bloco ao bloco "definir quociente para". Arrastar o bloco "definir resto para" da categoria "Variáveis" conectar o bloco remainder of …/…” e nos espaços colocar as variáveis “dividendo” e “divisor”. Arrastar o bloco "mostrar string" da categoria "Básico" e ajustar para “juntar a string "" + dividendo + "/" + divisor + "=" + quociente + " r=" + resto. Arrastar o bloco "pausar (ms)" da categoria "Básico" e ajustar para 2000. Arrastar o bloco "se verdadeiro então" da categoria "Lógica". Colocar a condição resto = 0 no bloco "se". Dentro do bloco "então", arrastar o bloco "mostrar ícone" da categoria "Básico" e ajustar para ícone Feliz. No bloco "senão", arrastar o bloco "mostrar ícone" e ajuste para ícone surpresa.

Botões:


Clicar na categoria "Entrada" e adicionar o bloco "no botão A premido" e colocar no espaço de trabalho. Dentro deste bloco, arrastar o bloco "chamar gerarPergunta" da categoria "Funções".

Arrastar o bloco "no botão B premido" e colocar no espaço de trabalho. Dentro deste bloco, arrastar o bloco "se verdadeiro então" da categoria "Lógica", inserir o bloco “não…” da categoria “Lógica” e colocar o bloco “mostrarResposta” da categoria “Variáveis”. Dentro do bloco "então", arrastar o bloco "chamar mostrarResultado" e o bloco "definir mostrarResposta para verdadeiro". (blocos das categorias “Funções”, “Variáveis” e “Lógica”.  No bloco "senão", arraste o bloco "chamar gerarPergunta”.

Arrastar o bloco "no arranque" da categoria "Básico" para a área de programação. Dentro deste bloco, arrastar o bloco "mostrar string" e ajustar para "Divisao Divertida". Em seguida, arrastar o bloco "chamar gerarPergunta" da categoria “Funções”.



Atividade 38- Tabuada divertida

 

Objetivo: Ajudar crianças de 6 anos a aprender e praticar a tabuada de forma interativa. Ajuda as crianças a memorizar as tabuadas: praticam a multiplicação de maneira divertida e interativa e a pausa entre as respostas dá tempo para que as crianças pensem e respondam mentalmente.

Criar variáveis: criar quatro variáveis: “número”, “multiplicador”, “mostrarResultado” e “resultado” na categoria “Variáveis”

Blocos para o Projeto:

Bloco “no arranque”: adicionar um bloco “mostrar string” e defina o texto como "Tabuada" e o bloco “Chamar gerarPergunta” da categoria “Funções”.

Função gerarPergunta: criar a função “gerar Pergunta” na categoria “Funções”. Adicionar um bloco “definir [número] para” e adicionar o bloco “escolher aleatório 1 para 10”. Adicionar um bloco “definir [multiplicador] para” e adicionar o bloco “escolher aleatório 1 para 10”. Adicionar o bloco “definir mostrarResultado para falso”. (blocos das categorias: “Variáveis”, “Matemática” e “Lógica” e adiciona um bloco “mostrar string” e defina o texto como "[numero] x [multiplicador]". (blocos das categorias; “Básico”, “Variáveis” e “Texto”)

Botão A: adicionar o bloco “no botão A premido” da categoria “Entrada” e bloco “Chamar gerarPergunta” da categoria “Funções”.

Botão B: adicionar o bloco “no botão B premido” da categoria “Entrada”.

Adicionar um bloco “se [não mostrarResultado] então” (blocos das categorias “Lógica” e “Variáveis”.

Dentro do bloco “se…”, adicionar um bloco “definir [resultado] para e defina como numero * multiplicador” (blocos das categorias “Variáveis” e “Matemática”). Adicionar um bloco “mostrar número e defina o valor como resultado” (blocos das categorias “Básico” e “Variáveis”). Adicionar um bloco “definir mostrar número para verdadeiro” (blocos das categorias “Lógica” e “Variáveis”.). Adicionar um bloco “senão” e dentro dele arrastar o bloco, “chamar gerarPergunta” da categoria “Funções”.

Com esses blocos, teremos um projeto de "Tabuada Divertida" que pergunta a tabuada ao pressionar o botão A e mostra a resposta ao pressionar o botão B.



sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Atividade 37 - PALMAS E LUZES

 

Começar com o bloco "no arranque" da categoria "Básico": dentro deste bloco, adicionar o bloco "definir limite de som alto para [128]" da categoria “Entrada”. Da categoria "Entrada", arrastar o bloco "no som alto" para a área de trabalho. Dentro do bloco "no som alto", adicionar os seguintes blocos da categoria “Básico”: "mostrar ícone" e selecionar o ícone de coração no menu, “pausa (ms) [1000]" e "limpar ecrã".

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Atividade 36: Sol- Mensagem em Movimento

 

Criar variável- na categoria "Variáveis", criar uma variável chamada "count". Arrastar o bloco "definir count para 0" para o início do projeto. Da categoria "Básico", arrastar o bloco "para sempre" para a área de programação.

Dentro do Bloco " para sempre" - Da categoria "Básico", arrastar o bloco "mostrar string" para dentro do bloco "para sempre". Digitar "Sol" no espaço para texto. Da categoria "Básico", arrastar o bloco "mostrar ícone.  Selecione o ícone "Feliz" no menu. Da categoria "Variáveis", arrastar o bloco "alterar count por 1". Da categoria "Básico", arrastar o bloco "mostrar número" e da categoria "Variáveis", arrastar o bloco "count" e colocar no espaço do número. Da categoria "Básico", arrastar o bloco "pausa (ms)". Definir o valor para 500. Da categoria "Básico", arrastar o bloco "limpar ecrã". Este programa irá executar continuamente, mostrando "Sol", um rosto feliz, e um número que aumenta a cada ciclo, com uma breve pausa entre cada repetição.




Atividade 35- Teclas Animadas

 O objetivo deste projeto é criar um piano digital interativo usando o Kitronik: KLEF Piano para o BBC micro: bit.


Natal Mágico no Scratch- EB1 PE2

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